Aminoácidos
Os aminoácidos são compostos orgânicos que servem como blocos de construção das proteínas. Existem 20 aminoácidos diferentes que são usados para construir proteínas no corpo. Eles são classificados como essenciais ou não essenciais, dependendo se o corpo pode produzi-los ou se devem ser obtidos da dieta.
Os aminoácidos essenciais incluem histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Os aminoácidos não essenciais incluem alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina.
Os aminoácidos são importantes para muitas funções corporais, incluindo a síntese de proteínas, produção de energia e a síntese de hormônios e neurotransmissores. Eles também são importantes para manter a saúde dos tecidos, como músculos, pele e ossos.
Embora o corpo possa sintetizar muitos aminoácidos a partir de outros compostos, é importante obter quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais por meio da dieta. Boas fontes dietéticas de aminoácidos incluem carnes, aves, peixes, ovos, laticínios e fontes vegetais, como feijões, nozes e sementes.
Suplementos de aminoácidos também estão disponíveis e às vezes são usados por atletas e fisiculturistas para ajudar a melhorar o crescimento e a recuperação muscular. No entanto, é importante observar que a ingestão excessiva de suplementos de aminoácidos pode ter efeitos negativos na saúde e que qualquer pessoa que esteja pensando em usá-los deve consultar um profissional de saúde.