Termogênico
O que é um termogênico?
A palavra termogênese pode ser definida como uma produção de calor dentro do corpo. Essa geração de calor é um processo natural. No entanto, alguns alimentos contêm substâncias que podem ativar ou potencializar esse mecanismo, levando ao aumento do gasto energético.
Exemplos disso são o chá verde, o gengibre, o guaraná e a pimenta (entre outros), que podem estar presentes em suplementos conhecidos como termogênicos.
Para que serve o termogênico?
O mecanismo de funcionamento dos termogênicos é o aumento da queima de calorias gerado pela aceleração do metabolismo.
No entanto, um produto termogênico pode reunir ingredientes com outros mecanismos de ação para favorecer o emagrecimento, como o aumento da saciedade, o controle do estresse oxidativo e a eliminação do excesso de líquidos, por exemplo.
Afinal, termogênico emagrece?
Nos consultórios dos nutricionistas, a dieta é a base para quem deseja perder peso, mas muitas vezes ela pode ser associada à suplementação, a fim de acelerar e otimizar os resultados. Nesse sentido, um grande aliado pode ser o termogênico.
Quando formulado de forma inteligente e com bons ingredientes, os suplementos termogênicos podem influenciar de maneira positiva a taxa metabólica basal e favorecer a perda de peso de forma segura.
Isso acontece porque os suplementos com ação termogênica atuam no aumento da atividade do Sistema Nervoso Simpático (SNS), elevando os níveis de noradrenalina. O resultado é o aumento do gasto calórico e da oxidação de gorduras.
Qual o benefício do termogênico?
O maior benefício do uso de termogênicos está relacionado ao controle e à manutenção do peso, devido aos seus efeitos no metabolismo e na redução da gordura corporal. No entanto, o suplemento não deve ser encarado como um substituto de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, mas sim como um aliado na busca por esses objetivos.
Além disso, outros benefícios podem ser observados em suplementos que trazem combinações de ingredientes com ação termogênica (como guaraná, chá verde e especiarias):
- melhora da sensibilidade à insulina;
- aumento na função mitocondrial e na capacidade de produzir energia celular;
- mais energia e vitalidade para a realização de treinos.
Como o termogênico pode ser utilizado?
Os termogênicos são indicados para pessoas que:
- estão em dieta para redução de peso;
- buscam aumentar o seu metabolismo basal;
- desejam mais disposição e energia.
Ainda, ao ser ingerido logo após períodos de jejum, quando o organismo está ávido por nutrientes, otimiza-se o aproveitamento dos ingredientes ricos em propriedades funcionais, trazendo ainda mais benefícios.
Praticantes de atividades físicas, por exemplo, costumam ingerir termogênicos antes de iniciar a atividade, em conjunto com fontes de carboidratos. Assim, seus mecanismos são ativados e se somam aos benefícios do exercício físico na ativação metabólica.
Termogênico natural existe?
Além dos suplementos, alguns alimentos possuem efeito termogênico. Eles auxiliam não apenas na perda de peso de forma saudável, como trazem diversos outros benefícios para o organismo. Confira cada um deles.
Chá verde
Muito popular na China e no Japão, é feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. Suas propriedades são provenientes de uma rica combinação de mecanismos associados à cafeína e às catequinas, que atuam no metabolismo energético.
Possui ação diurética e também é rico em substâncias antioxidantes, que evitam a ação destrutiva dos radicais livres.
Pimenta-preta
Especiaria digestiva e fonte natural de piperina, apresenta compostos bioativos que atuam no aumento do metabolismo energético.
Pimenta-vermelha
Fonte natural de capsinoides, substâncias conhecidas por aumentar a termogênese induzida por alimentos. Seu efeito se estende desde o aumento do metabolismo basal e se complementa com a ação sobre o metabolismo lipídico.
Guaraná
Fruto originário da Amazônia, é encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela. Tem casca vermelha e, quando maduro, a polpa branca e suas sementes, que ficam visíveis, assemelham-se com olhos. É conhecido como estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC) devido a seus componentes, especialmente a cafeína.
Além disso, outros efeitos têm sido atribuídos ao guaraná, como melhora do estado de alerta, memória, humor e desempenho em exercícios físicos, bem como efeitos termogênicos e controle de peso.
Gengibre
Especiaria rica em fitonutrientes, como os gingeróis, atua como antioxidante e no metabolismo energético. Sua ação estimula a atividade das catecolaminas, que atuam na lipólise.
Ingredientes que complementam a ação termogênica
Nutrientes que aumentam a diurese, como por exemplo o hibisco, ajudam a eliminar líquido retido em excesso pelo organismo e, junto com ele, diversas toxinas produzidas pelo corpo.
Já as fibras, especialmente as prebióticas, atuam no controle da permeabilidade intestinal, além de manter a sensação de saciedade. Antioxidantes naturais, provenientes de frutas e alguns tipos de chás, por exemplo, também reforçam nossos mecanismos de defesa contra os radicais livres.
A sensação de bem-estar é outro ponto importante a ser considerado durante o processo de emagrecimento. O açafrão, por exemplo, contém substâncias que ajudam a diminuir a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar. Seus compostos bioativos atuam no aumento da produção ou da quantidade disponível de dopamina e serotonina – neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade, motivação e prazer.
Qual é o melhor termogênico?
O melhor termogênico é aquele que está alinhado ao seu objetivo e que atende às suas necessidades. Como todo o alimento ou suplemento, o consumo de termogênicos em excesso pode trazer prejuízos à saúde. Por isso, sua indicação deve ser feita por um médico ou nutricionista.
Dúvidas comuns sobre termogênicos
É comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre o uso de termogênicos, efeitos colaterais, ingredientes ou mesmo como combiná-lo com outros suplementos. Confira as respostas para as principais delas.
Termogênico tem cafeína?
Grande parte. Praticamente todos os termogênicos têm cafeína, podendo ser sintética ou natural, extraída de fontes como guaraná, chá verde, entre outras.
É possível combinar termogênicos com outros suplementos?
Sim. Existem combos de suplementos para potencializar resultados ou atingir objetivos definidos para cada pessoa. Os termogênicos costumam ser bons aliados das proteínas em dietas de emagrecimento.
Vale ressaltar, no entanto, que é necessário o acompanhamento de um profissional, médico ou nutricionista, para recomendar as dosagens ideais e melhores horários para o uso de cada um deles. Afinal, o consumo exagerado pode causar problemas de saúde.
Termogênico pode causar efeitos colaterais?
Algumas pessoas podem ser sensíveis a determinados ingredientes presentes no suplemento. Como boa parte deles possui cafeína, por exemplo, dependendo da sensibilidade, efeitos como taquicardia, desconfortos gástricos, pressão alta, dificuldade para dormir ou tremores podem surgir durante o uso.
Todas as pessoas podem usar termogênicos?
Dependendo dos ingredientes presentes na fórmula, não é recomendado o uso de termogênicos por pessoas com gastrite ou úlcera, que sofrem de pressão alta ou insônia.
Produtos termogênicos também não são indicados para gestantes e lactantes.
Importante destacar que um médico ou nutricionista deve ser consultado para avaliar e recomendar o melhor termogênico em cada situação ou fase da vida.